INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
CAIS COMERCIAL I- TERMINAL DE USO PÚBLICO-ARÉA TOTAL=13.574 m2
INSTALAÇÕES DE ACOSTAGEM
Modalidades de exploração/operacional: cais de uso público de 8.00m(26,24 pés), situado na cota +4,00m e comprimento de 383,60m.
Descrições resumidas: cais de peso, corrido, dotado de 15 cabeços de atracação espaçados de 25,00 m, com capacidade de tração 50 kgf, faixa de cais contígua de 16,00m de largura, pavimentação paralelepípedos/blocos de concretos, não dispondo de
Aparelho prontuário (guindaste de pórtico)
INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM
Modalidade de exploração/capacidade operacional: dois armazéns de uso público, com capacidade bruta de: A1= 9.600 m3 e A2= 16.800 m3.
Descrição resumida: armazéns de paredes em bloco de cimento, superestrutura metálica, cobertura em estrutura metálica e telhas onduladas de fibra-cimento, portões metálicos de 4x4m, piso em placas de concreto e dimensões de: A1= 120x20 m(2.400m2) e A2= 210x20m(4.200m2).
Principais produtos movimentados: atualmente os armazéns 1 e 2 são utilizados para estocagem eventuais de trigo e malte em grãos e veículos.
O cais acostável não dispõe de equipamentos fixos para movimentação de cargas. No térreo do prédio onde funcionava o escritório do porto de salvador, foram realizadas reformas para melhorar o atendimento aos passageiros dos navios de turismo, atracados naquele trecho.
CAIS COMERCIAL II- TERMINAL DE USO PÚBLICO-ÁREA DE 42.719m2
INSTALAÇÃO DE ACOSTAGEM
Modalidade de exploração/capacidade operacional: cais de uso público, profundidade de 8,00 a 10,00m(26,24 a 32,80 pés),situado na cota +4,00m e comprimento de 860m.Tem duas larguras: uma parte de 300 metros de comprimento com 28,5 metros de largura e o restante com 16 metros de largura podendo atacar cinco navios simultaneamente.
Descrição resumida: cais estrutural, corrido, com plataforma e viga de parâmetro em concreto armado, sobre tubulões, também em concreto armado, projetado para 10,00m de profundidade situado na cota +4,00m, com apoio no antigo cais de peso, reforçado com”berma” de pedra bruta e “gabion”, atarantado a placas de concreto armado sob a pavimentação do cais/armazéns, dotado de 40 cabeços de atracação espaçados de 30,00m, com capacidade de tração de 100 kgf, faixa de cais contígua de 28,5m, pavimentação complementar em bloco de concreto articulado. O trecho do armazém 3e4 é aparelhado com quatro guindastes do pórtico de 3,2t.,e do armazém 5ao 8° com oito guindastes de pórtico de 3,2t; é equipado ainda com um transportador de corrente subterrâneo para trigo a granel, que atende ao moinho Santista e instalações complementares dos silos, situada fora dos limites do porto.
Este trecho destina-se a operação de embarque/desembarque de carga geral solta ou unitizada, trigo em grãos, contêineres e passageiros em navios de turismo.
INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM
Modalidade de exploração/capacidade operacional: seis armazéns de uso público, explorando diretamente pela CODEBA, com capacidade bruta de: A3= 8.000m3, A4=7.200m3, A5=12.000m3,;A6=8.000m3;A7=5.600m3;A8=6.400m3 e armazém 9=3.256m3.
Principais produtos movimentados: produtos químicos e petroquímicos, sisal, produtos siderúrgicos, sucos, papel, celulose, trigo em grãos, veículos entre outros.
CAIS DE CARVÃO-TERMINAL DE USO PÚBLICO-ÁREA DE 7.234m2
INSTALAÇÕES E ACOSTAGEM
Modalidade de exploração/capacidade operacional: cais de uso público, conhecido como Cais Carvão,situado na cota +4,00m, comprimento de 220,00m, atende o moinho J.Macêdo, podendo atracar apenas um navio de cada vez.
Descrição resumida: o trecho é aparelhado por um guidaste de pórtico de 6,3t, e uma torre sugadora para 150t/h, além de um sistema transportador subterrâneo, torre de transferência/pesagem para trigo a granel que atende ao moinho J.Macêdo, também com instalações silos complementares fora dos limites do porto.
INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM
Modalidade de exploração/capacidade operacional
A área não dispõe de armazém coberto, sendo utilizada eventualmente para armazenagem de contêineres ou utilizado como estacionamento de veículos dos funcionários da CODEBA e usuários do porto.
Principais produtos movimentados: trigo e malte em grãos; produtos químicos/ petroquímicos, sisal, produtos siderúrgicos, sucos, peças e equipamentos, veículos, entre outros.
CAIS DE LIGAÇÃO E CAIS DA PONTA SUL- TERMINAL PRIVADO DE USO PÚBLICO- ÁREA TOTAL: 73.443m2
INSTALAÇÕES DE ACOSTAGEM
Modalidade de exploração/capacidade operacional: cais com profundidade de 12 metros, situado na cota +4,00m e comprimento de 241,00 no Cais de Ligação e de 210 metros na Ponta Sul do cais de 10 metros.
Descrição resumida: área arrendada á empresa TECON S.A por um período de 25 anos. O cais de ligação está aparelhado com um guindaste de pórtico com capacidades variadas de um de 6,3t; um de 12,5t; e um de 32/40 toneladas. Instalado também um armazém coberto com 4 mil metros quadrados; a ponta sul é equipada por dois portêineres de ultima geração. No pátio de estocagem estão dois transtêineres, 308 tomadas para contêineres refrigerados, empilhadeiras com capacidade de 12t. de 30 e de 37t. cinco Reach Stackers de 41t, equipamentos horizontais, caminhões e carretas, para movimentação de contêineres, balança rodoviária. Área destinada a armazenamento de contêineres com produtos tóxicos- em convênio com a MONSANTO. Conta ainda com moderno prédio administrativo e de oficina de manutenção dos equipamentos.
Toda a área é alfandegada. A capacidade instalada do TECON permite a movimentação de 250 mil contêineres por ano.
Principais cargas movimentadas: produtos siderúrgicos, petroquímicos, sucos e frutas, sisal, granito e granéis sólidos, minérios, e outros produtos acondicionados em contêineres ou carga alta.
CAIS DA PONTA NORTE- TERMINAL DE USO PÚBLICO-ÁREA DE 48.178m2
INSTALAÇÕES DE ACOSTAGEM
Modalidade de exploração/capacidade operacional: cais de uso público, profundidade de 12,00m, situado na cota +4,00m e comprimento atual de 165 metros, com extensão para 210 metros sem a utilização do dolfin permitindo atracação de navios de maior porte bruto.
Descrição resumida: cais corrido, sobre estacas de concreto armado, projetado para 13,00m de profundidade, dotado de sete cabeços de amarração espaçados de 30,00m, com capacidade de tração de 100kgf, faixa de cais contigua de 21,00m, pavimentação complementar em placas pré-moldadas de concreto armado, aparelhado com dois guindastes de pórtico, sendo :1 de 12,0t e 1 de 6,3 t.
INSTALAÇÕES DE ARMAZENAGEM
Não dispõe de armazém coberto. A área do pátio descoberto é utilizada para estocagem de minérios a granel, contêineres e carga geral desembarcadas ou a embarcar no trecho do cais.
Principais cargas movimentadas: carga geral solta e em contêineres, minérios, além de veículos. Pode estocar qualquer outro tipo de carga solta ou minérios que não necessitem de cobertura.
ÁREA DE ZONA PRIMÁRIA- DESTINADA Á EXPLORAÇÃO COMERCIAL
Composta por quatro áreas independentes, totalizando 91.618m2 com acesso pelo portão 3 do porto. Funciona em uma destas áreas, as instalações alfandegadas da empresa Intermarítima Terminais, ocupando 20 mil metros quadrados, composta por um armazém e área externa para armazenamento de contêineres e carga geral. Equipada com empilhadeiras diversas e Reach Stackeres
Destinação- Instalações para armazenamento de veículos, contêineres, carga geral e graneis, todas afetas ás operações portuárias.
ÁREA DE ZONA SECUNDARIA- DESTINADA Á EXPLORAÇÃO COMERCIAL
Área com 70.180m2 situada no extremo norte do porto. Ali estão instaladas, o sitema Ferry Boat, a Feira de meninos, um estacionamento e áreas para estocagem de granito da Corcovado Mineração, Terminal água de meninos e outras empresas que arredaram áreas para atividades de apoio operacional.
Destinação- Atividade comercial diversificada, afetadas ou não ás operações portuárias.
INSTALAÇÕES DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Área com 8.336 m2, utilizada em parte pelo OGMOSA e pela oficina do Portoárea com 8.336 m2, utilizada em parte pelo OGMOSA e pela oficina do porto.
EQUIPAMENTOS HORIZONTAIS DE APOIO OPERACIONAL:
· Quatro empilhadeiras de 3,0t
· Uma empilhadeira de 30 t
· Uma empilhadeira de 5 t
· Quatro tratores
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E CARACTERÍSTICAS
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Latitude: 13° 00’ 37s
Longitude: 38° 35’ 00
LOCALIZAÇÃO
Na Baia de Todos os Santos, entre a Ponta do Monte Serrat, ao norte e a Ponta de Santo Antônio, ao sul.
UNCTAD Locode BR SSS TIME ZONE: GTM-3h
TEMPERATURA MÉDIA: 26º centígrados
PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA:
Maior em abril/maio - 284 mm
Menor em janeiro - 66 mm
Média anual - 1.900 mm
Maior em abril/maio - 284 mm
Menor em janeiro - 66 mm
Média anual - 1.900 mm
VENTOS PREDOMINANTES:
SE - 28,5%
E - 26,0%
NE - 15,2%
SE - 28,5%
E - 26,0%
NE - 15,2%
ÁREAS DE INFLUÊNCIA:
Estado da Bahia, e mais o Sudoeste e o Sul dos estados de Pernambuco e Sergipe respectivamente.
VIAS DE ACESSO:
Rodoviário- distante 2 km da BR 324 e 80 km da BR 101
Ferroviário- Ferrovia Centro Atlântica (temporariamente desativada)
Aeroviário- Distante 20 km do aeroporto Luiz Eduardo Magalhães
CONDIÇÕES DE NAVEGAÇÃO
Cartas Náuticas 1101 e 1102 da Direitoria de Hidrografia do Ministério da Marinha
Amplitude da maré: Máximo de 2,80 metros
Praticagem: Normalizada pela capitania dos portos Portaria n°14. Obrigatória para navios estrangeiros, navios petroleiros e propaneiros. Facultada para navios brasileiros comandados por marítimo brasileiro na categoria Mestre de Cabotagem.
REBOCADOR: Utilização regulamentada pela Portaria n° 14, da Capitania dos Portos.
CANAL DE ACESSO: Possui dois canais. O primeiro chamado dentro, do lado da cidade, profundidade mínima de 8 metros e o segundo chamado de fora, ao lado da ilha de Itaparica, com profundidade variando entre 13 a 55 metros.
ÁREA DE FUNDEIO: Área de fundeio assinalada na carta náutica 1101 e 1102.
CORRENTE MARÍTIMA: Porto abrigado. Existem apenas correntes de maré.
MODALIDADE DE OPERAÇÃO NO PORTO ORGANIZADO
As operações de cargas dentro do porto organizado são regidas pelo regulamento de exploração portuária, sendo executadas por empresas privadas pré-qualificadas e credenciadas pela CODEBA como Operadoras Portuárias, em números de 13, posição de dezembro 2002.
O porto opera em regime de 24 horas, dividido em quatro turnos corridos de seis horas cada: de 07:00h ás 13:00; 13:00 ás 19:00; 19:00 ás 01:00; 01:00 ás 06:00 horas totalizando
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