terça-feira, 21 de setembro de 2010

As Estruturas e Sistema Operacional do Porto de Salvador

O porto marítimo da cidade de Salvador tem como visão organizacional ter excelência operacional e logística para com seu mercado alvo. Localizado nas mediações da Baia de Todos os Santos, entre a ponta de Monte Serrat e pelo Sul na ponta de Santo Antônio, com coordenadas geográficas de latitude 13° 00’ 37’’, longitude de 38° 35’ 0’’.  Seu mercado de influência repassa pelos os estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe,  com ofícios desde cargas e descargas de grãos diversos, produtos químico-petroquímicos, líquidos, minerais, celulose, veículos, siderúrgicos dentre outros. A CODEBA como administradora de operações portuárias, gerência três empresas, funcionando vinte e quatro horas por dia, quatro turnos de seis horas cada.

Descrevendo assim seus cais comercias:  

Cais Comercial I  
Terminal de total utilização pública com sua profundidade em torno dos 8 m e comprimento  383,60m de capacidade de fração kgs, não possuem aparelhamento portuário, ou seja, guindaste pórtico.   O armazém I e II é utilizado para estocar o trigo, malte em grãos e veículos;  

Cais de Carvão 
Sua utilização também é pública, atende exclusivamente ao moinho J.Macêdo, somente atraca
um navio por vez, pois não possui aera física e nem estrutura técnica para suportar nada mais. Assim a sua área é a menor de todas, apenas 7.234m2, suas imediações são também muito
utilizadas como estacionamento de veículos para usuários e funcionários;  

Cais Comercial II 
Também de utilização pública, todavia encontra-se na modalidade na de exploração com muito boa capacidade operacional comparados a tecnologias conhecidas. Possui uma área total de 42.719 m 2, sua estrutura está munida com plataforma e viga de parâmetro em concreto armado em bom estado para operações por vários anos se manter manutenções constantes. Um fato é importante ressaltar o Cais II é acostável por tal não possui aparelhamento próprio de transporte de carga.   Os armazéns III e IV são aparelhados por quatro guindastes pórticos de 3,2 toneladas cada, seguidamente os armazéns V, VI, VII, VII são aparelhados com guindastes de mesma característica física e técnica, mais ou menos conservados. Uma aspecto diferencial deste cais dos outros é que possui uma espécie de transportador com uma corrente no subterrâneo utilizado para o transporte de trigo, com uso exclusivo do moinho Santista. Tais armazéns são de uso para embarque e desembarque de cargas gerais, como os grãos, variados containeres ou passageiros de navios de turismo que são mais influentes em períodos de alta estação, tendo também como produtos: químicos, petroquímicos, siderúrgicas, sisal, celulose, veículos e sucos diversos;  

Cais da ponta Norte 
Sua profundidade gira em torno de doze metros, com área aproximada de 48.178m2.  Também não possuem área coberta e sua maior parte é utilizada para estocagem  de minerais a granel, mas costumeiramente é utilizado para estacionamento de veículos ou quaisquer outros produtos que não podem ficar a céu aberto durante a estocagem;  

Cais de ligação ou cais de ponta sul 
De área 73.443m2 por vinte e cinco anos é o cais mais bem aparelhado  de melhor qualidade técnica do Porto de Salvador.  Com alguns guindastes pórticos de diversificadas capacidades como exemplo 12, 58, 6   e até 38 toneladas.  Possui um armazém coberto com 4mil metros de área.   Tal área é destinada a armazém de produtos tóxico como o petroquímico,  o sisal e o granito.  Sendo tais estruturas físicas muitas vezes não supridoras das necessidades destes 
estados que o mesmo busca suprir. 

Pois seus mercados estão em constante crescimento e que suas populações aumentam conseqüentemente modificando seu modo de vida de acordo com costumes, modas, oportunidades e deveres. Fato que de certa forma mesmo indiretamente influencia toda operação do Porto de Salvador.



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Tema: Instalações e Estruturas do Porto.

Componentes: Juliana Cruz / Verônica Rodeiro 
                         Géssica Dias / Gislene Borges
                         Elton Sacramento / Àtila Barros

Projeto do Porto de Salvador. / Matéria: T.I.D. / Orientadora: Nadya Argolo


1 Comentário:

TID 1 disse...

1000 grau!!!!

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