quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SERVIDORES DO PORTO DE SALVADOR

SERVIDORES DO PORTO DE SALVADOR



















Todos estes casarões de cinco pisos, que se situavam no Comércio, junto ao cais do Porto de Salvador, foram derrubados. 
Imagem extraída do livro de Consuelo Novais Sampaio 50 Anos de Urbanização – Salvador da Bahia no Século XIX. 
Foto: Benjamim Mulock | Fundação Biblioteca Nacional-Rio de Janeiro | Reprodução

INÍCIO DE TUDO

Os seis principais presidentes e diretores das antigas DOCAS, atual  Companhia Docas da Bahia (CODEBA) foram os que estiveram à frente da companhia em seus momentos de maior avanço. Antes de ser a CODEBA, a Companhia das Docas de 1913 a 1963 registrou 50 anos de história.
       
1º. OS PRESIDENTES DA CIA. DOCAS

    Drº. Francisco João Bacayuva Cantão e Srª. Raymound Boviloux Cantão foram os primeiros presidentes. Conhecedores dos problemas, sempre quiseram fazer melhorias no Porto de Salvador, igualando-o aos do Sul do país, sem se esquecer de visualizar os funcionários, dando-lhes assistências, social e humana.

DIRETOR CESSIONÁRIA DE OBRAS 
   Frederico Ferreira Pontes dirigiu todos os serviços de construção do Porto, cujo inauguração aconteceu em 13 de maio de 1913. Empenhou-se, em seguida, da construção da avenida atual que substituísse o antigo “XIXI” (que era um dos mais asquerosos aspectos da cidade) para Avenida Frederico Pontes.

PRIMEIRO SUPERINTENDENTE DA CIA.
    Joaquim Ruiz de Gamboa atuou de 1912 a 1936, ou seja, por 24 anos. Ao se aposentar foi substituído pelo engenheiro Arlindo Luz.

AFONSO CEZAR CABUSSÚ
    Foi nomeado chefe dos serviços de Engenharia das Docas. Em 1936 foi designado engenheiro ajudante da Superintendência, cargo que ocupou até o início de 1952, quando foi nomeado Consultor Técnico da Mesa. Aposentou-se em 1959. 

GUILHERME PAIVA
    Foi superintendente da Companhia durante o período de 1951 a 1958. Diplomou-se em Engenharia Civil pela Êcole Entoale (Paris), onde concluiu todo o curso.

GEORGE LOUIS HUMBERT
    Foi o último superintendente da COMPANHIA DOCAS DA BAHIA, formou-se em engenharia pela tradicional Escola Politécnica da Bahia. Ingressou na Companhia em 1º de agosto de 1945 como Chefe da Companhia Terceira Divisão (ENGRO). Oito anos depois, foi transferido para Segunda Divisão (Chefia de Tráfego), deixando a Companhia em 1º de maio de 1958 para assumir a SUPERINTÊNDENCIA DAS DOCAS.



2º. OPERARIOS: (últimos operários à se desligarem da CODEBA)

RAIMUNDO CONCEIÇÃO FREITAS
FUNÇÃO: Porteiro
DATA DE ADMISSÃO: 3 de Fevereiro de 1939                    
HISTÓRICO: Advertido pelo Dr. Superintendente, por ter faltado ao serviço no dia 8 de Janeiro de 1946, novamente chamado atenção no dia 15 e 19 de Janeiro do mesmo ano. Dezembro de 1951 obteve sete dias de licença de 15 a 19 de Dezembro no decorrente ano para tratamento de saúde. Foi desligado dos serviços e aposentado pelo INSTITUTO DOS MARÍTIMOS, em Dezembro de 1954, por ordem do Superintendente. Fui Julgado pelo Conselho em condições de voltar ao serviço que se encontrava aposentado. No mesmo instante, no mesmo Dezembro, foi autorizado seu retorno ás atividades dois anos depois.

GABY SIMÕES DOS SANTOS
GRAU DE ESCOLARIDADE: superior
CARGO: Engenheiro
DATA DE ADMISSÃO: 1º. de Dezembro de 1968                                                              HISTÓRICO: Conforme o Conselho Administrativo da CODEBA de 18 de Março de 1977. Foi eleito à Diretor da empresa. O motivo pelo desligamento foi sua aposentadoria, por tempo de serviço em 1º de Setembro de 1990.

AROLDO DE SANTANNA
GRAU DE ESCOLARIDADE: Auxiliar de Artífices
CARGO: Ensino fundamental
DATADE ADMISSÃO: 1º de Março de 1981
HISTÓRICO: Em 1º de Abril de 1983, para o cargo de operador de Máquina Transportadora. E foi desligado da empresa por justa causa em 14 de Março de 1997. Motivos quais não constam em registro.

LUIZ PEREIRA
CARGO:
Operador de Empilhadeira 
ESTAGIÁRIO
DATA DE ADMISSÃO: 21 de Fevereiro de 1972
HISTÓRICO: Foi promovido a Técnico de Segurança do Trabalho pelo esforço e dedicação e competente desempenho durante a organização. (ficou como estagiário apenas por 90 dias.)
PS. Não foi declarada a data de saída.

AILTON FIUZA DA CONCEIÇÃO
CARGO: Lanterneiro
GRAU DE ESCOLARIDADE: Primeiro grau incompleto
DATA DE ADMISSÃO: 1º de agosto de 1991 
HISTÓRICO: Não existe registro sobre esse operário por motivos de Segredo de Justiça do Trabalho. Segundo os arquivos da CODEBA sua saída ocorreu em 18 de Novembro de 1991.
                                                                                                                                                                 -->  Entrevista com a assistente social Sra. Kathiane.
        Segundo ela, mais operários foram desligados por tempo de serviço (aposentados). Quatro Guardas Portuários, um Técnico Administrativo e um Técnico Assistente Portuário.
        Não existem mais cargos por indicação e sim concurso público. O primeiro aconteceu em 2006 e próximo acontecerá agora em 20010.
















3º. ONGMO-ORGÃO GESTOR DE MÃO DE OBRA
    
       Como uma entidade formada por representantes dos trabalhadores e dos operários portuários, tem por objetivo cadastrar, registrar, treinar, fornecer mão-de-obra avulsa e administrar seu fornecimento, assim como estabelecer o número de vagas, arrecadar os encargos sociais junto aos operadores e zelar pela segurança do TPA (Trabalhador Portuário Avulso). Constituídos nos termos da Lei 8.630/93 a forma de Associação Civil sem fins lucrativos. Está situada em Salvador, por isso a sigla: , e atua nos Portos de Salvador e Aratu. Tem no seu quadro de pessoal, segundo relatório, 199 funcionários, 29 colaboradores na forma de Associação Civil, sendo 22 efetivos, 5 terceirizados e 2 diretores, funciona como se fosse um balcão de fornecimento de mão-de-obra avulsa. O numero de TPAS (Trabalhadores Portuários Avulsos) que era de 1.092 em 01/01/1999, passou a ser de 854, em 31/12/1999 com relação em todas as categorias.












4º TRABALHADORES DA COMPANHIA

- Prestadores de Serviço
    Atividade portuária demanda uma grande quantidade de serviços, exigindo competência, estrutura organizacional bem montada, instalações adequadas e no dia a dia da tecnologia operacional e informacional em função de grande concorrência existente na área.
 
- Operador Portuário
    É a pessoa jurídica pré-qualificada para a execução de operação portuária no Porto, organizando na movimentação e armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes de transporte aquático.
 
- Despachante Aduaneiro
    É a pessoa pré-qualificada para realizar os procedimentos burocráticos necessários e a entrada e saída de mercadorias do Porto.
 
- Agente de Logística
    Essa é a função mais recente e é fruto do alto grau de competitividade existente no comércio internacional. É mais um trabalho de consultoria no sentido de orientar as empresas quanto à escolha da melhor combinação de recursos que resultam no menor custo e na maior confiabilidade dos serviços a serem prestados.
 
- Seguradores
    O segurador de cargas e equipamentos envolvidos na operação portuária, bem como das instalações físicas e embarcações utilizadas são indispensáveis. É um dos maiores mercados de Seguradoras.




 


5º. REGIMENTO INTERNO
 
Atribuições comum aos empregados
 
a) Cumprir e respeitar as diretrizes, normas, instruções e atos normativos da Companhia e legislação em vigor, bem como atender com presteza as ordens recebida dos superiores hierárquicos.
b) Cumprir suas atividades atentando para os padrões e indicadores de desempenho e metas, estabelecidos pela Companhia, sempre avaliando os seus resultados.
c) Zelar pela integridade e segurança dos bens, recurso e do patrimônio da Companhia, inclusive daqueles sob a sua exclusiva responsabilidade (bens do Acervo dos Centros de Documentação e de Informação.)

Diretores

a) Participar da elaboração do planejamento da gestão estratégica e zelar pelo cumprimento dos objetivos, metas e planos de ação estabelecidos;
b) Elaborar, propor, e fazer cumprir normas, padrões de instruções de trabalho para as equipes sob sua responsabilidade, bem como acompanhar o cumprimento da legislação vigente;
c) Executar as atribuições que forem confiadas pelo Conselho de autoridade Portuária e pelo Diretor Presidente.

Coordenadores

a) Exercer a direção e a coordenação técnico-administrativa, do órgão, e executar as tarefas que se foram atribuídas, observando os programas e planos de trabalho e respectivos orçamentos;
b) Colaborar com os programas de recrutamento, seleção e treinamento e desenvolvimento do pessoal, destinado ou pertencente ao órgão, participando dos programas dirigidos ao seu aperfeiçoamento;
c)  Manter o Diretor da Área informado sobre o andamento de trabalho do órgão.



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